Agora que você sabe como funcionam os QR Codes do sistema Pix, vamos ver os outros tipos de transações financeiras. Primeiramente, é muito importante que saiba quais são as principais diferenças entre as distintas modalidades de transferências bancárias.
Pix
Primeiramente, o Pix foi criado no fim de 2020 e é eficiente o bastante para garantir transações bancárias sem limites de valor, seguras e instantâneas. Como é um serviço criptografado e autenticado pelo Banco Central, é muito seguro e a prova de fraudes.
Da mesma forma, o procedimento em sua totalidade acontece de forma online, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a cobrança de taxas. Tudo é feito com solicitação de senha por parte de quem envia os recursos, requisitado pelo prestador de serviços bancários de quem está enviando.
TED
O TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um meio de transferência de valores por meio eletrônico sem limites de valor e seguras. Assim, os valores transferidos até as 17h dos dias úteis caem na conta no mesmo dia. Em contrapartida, o dinheiro enviado após esse horário só são recebidos pelos destinatários no próximo dia útil.
Desta maneira, é necessário que se informe o CPF ou CNPJ de quem receberá os valores, dados de agência e conta, tipo de conta (se é corrente ou poupança) e o valor a ser enviado.
DOC
Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é praticamente o mesmo que o TED. Porém, esta modalidade possui limite de R$ 4.999,99. As mesmas informações que são necessárias no TED (CPF/CNPJ da conta de destino do dinheiro, agência e conta, tipo de conta e o valor) são necessárias para o DOC.
Ou seja, a grande diferença entre o TED e o DOC, além do limite de valor, é que os valores enviados em dias úteis só são recebidos, impreterivelmente, no próximo dia útil. Além disso, se esta transação ocorrer após as 22h é arriscado que o dinheiro enviado só seja concretizado em mais de 1 dia útil de prazo. Enfim, as instituições financeiras cobram taxas para a realização tanto de TED quanto DOC, ao contrário do PIX.