A empresa EDP (Energias de Portugal) assinou um contrato de 1 ano para a comercialização de energia renovável com o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), localizada no Estado do Paraná. Esta pareceria prevê a redução de 10 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²) durante 2022 e a implantação da certificação I-REC. O contrato foi anunciado na mesma data do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 05 de junho.
Um dos objetivos da parceria é adequar o porto ao selo I-REC (Certificados de Energia Renovável, em tradução livre), demonstrando que o empreendimento utiliza soluções 100% renováveis de energia. Desde 2021 a EDP possui este compromisso e pode fornecer aos seus clientes esta certificação. Para isso, a companhia de eletricidade fornecerá energia vinda de diferentes fontes renováveis, como usinas hidrelétricas e solares.
O Commercial Director do TCP, Thomas Lima comentou sobre este assunto:
“Estamos tocando mais de 60 projetos de caráter socioambiental a fim de melhorar o futuro para a população da nossa cidade e de todo o Brasil. Este novo projeto com a EDP significa muito para nós, além de se alinhar com o Pacto Global da ONU, os quais somos signatários. O pacto incentiva a promoção de atos que reduzam o impacto ambiental, além de melhorar a vida da sociedade. Isso eleva nosso ESG.”
A EDP, uma das maiores fornecedoras de energia solar do Brasil, já vêm expandindo seu portifólio de energias renováveis desde 2015, com o segmento Smart Solar para o setor privado e público. Este serviço garante uma usina solar privada a fim de atender as demandas específicas do contratante. Um exemplo foi a que construíram em Pereira Barreto, a maior usina do Estado de São Paulo, construída para atender o governo com 168 MWp.
Gestão de energia elétrica pela TCP
A TCP lida com diferentes tipos de contêineres que utilizam bastante energia. Um exemplo são aqueles que armazenam congelados e que precisam de 7,5kW/h para manter carnes a -30ºC. Para este tipo de contêiner o porto acumula 3.624 pontos de conexão. Desta forma, o terminal consome energia equivalente a uma cidade de 156 mil habitantes por mês.
Além disso, a TCP é responsável pelo maior investimento do Brasil no setor portuário. A quantia total já passa de 600 milhões de reais para melhoria da gestão elétrica e logística de contêineres, além de se preparar para a demanda interna futura.
A Zona Portuária de Paranaguá é líder em controle e manipulação de contêineres, além de ser a mais relevante da América do Sul. Lá, 608 mil toneladas de frango congelado foram exportadas no primeiro quadrimestre de 2022. Estes fatos demonstram a importância de ser uma referência do compromisso ambiental e sustentável para seus clientes e funcionários.
Fontes: EDP, TCP, Click Petróleo e Gás, Avisite e Megawhat.