4 Maiores empresas fornecedoras de energia solar do Brasil

As maiores empresas fornecedoras de energia solar em atividade são a Solatio, Enel, Cemig e EDP. As suas usinas estão situadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Piauí. As companhias juntas fornecem mais de 9,2 GWp para seus contratantes por meio de suas usinas solares baseadas em células fotovoltaicas. Além disso, essas empresas oferecem o certificado I-REC, que confirma o uso de energia 100% renovável.

1. Solatio – 6,6 GWp

A Solatio é de origem espanhola e já é referência no assunto na Europa. No Brasil atua desde 2009 com progressivos investimentos para a construção de novas usinas. Estas têm a capacidade de produzir 6,6 GWp de energia elétrica renovável. Além disso, sua usina de maior capacidade atualmente está em Pirapora/MG e gera em torno de 406 MWp

Um projeto futuro bastante interessante é a criação da maior usina solar da América do Sul, em Janaúba, Minas Gerais, que possuirá a potência de 1,3 GW em pico. Este projeto está planejado para ser inaugurado no segundo semestre de 2022 e poderá abastecer cerca de 1,2 milhões de famílias nas cidades do entorno.

2. Enel Green Power – 1,2 GWp

A multinacional italiana ENEL embarcou em 2008 nas fontes renováveis por meio de sua subsidiária Green Power. O conjunto de todas as suas usinas geram cerca de 1.200MWp.

Atualmente está controlando a maior usina em atividade, em São Gonçalo, no Piauí, que conta com 2.2 milhões de painéis solares e capacidade total de 864MWp. Esta instalação ocupa um espaço de 12 milhões de m², equivalente a mil e quinhentos estádios de futebol.

3. Cemig – 1,1 GWp

Uma empresa conhecida dos mineiros, a Cemig está investindo pesado em usinas solares por meio de sua subsidiária Cemig Sim. Atualmente conta com algumas fazendas solares que geram cerca de 1,1GWp. Um de seus projetos mais conhecidos foi a implantação de células fotovoltaicas no estádio do Mineirão para a copa do mundo de 2014, com capacidade de 1.320 kWp.

Um de seus grandiosos projetos é a Usina Fotovoltaica Três Marias, que possui capacidade de 1GWp e será instalada na cidade que dá nome à fazenda solar. Este empreendimento custará cerca de R$22 bi que será paga até 2025.

4. EDP – 310 MWp

A empresa portuguesa EDP lançou em 2019 sua planta de energia solar no Brasil. A partir da sua subsidiária EDP Renováveis, possui a meta de chegar em 2025 com 1 GWp produzidos. Para isso, investiu cerca de R$ 212,2 milhões na geração, distribuição e comercialização da energia produzida. Hoje suas usinas acumulam cerca de 310 MWp.

Atualmente controla a usina Monte Verde Solar, no estado do Rio Grande do Norte que opera com a capacidade de 209 MW e está sendo expandida para gerar ainda mais. A estimativa é que a usina trabalhe com força total em 2024.

Esta operadora também controla a maior usina solar do estado de São Paulo, que é o Complexo Solar Pereira Barreto, situado as margens do reservatório da Hidrelétrica Três Irmãos. Este empreendimento possui mais de 600 mil painéis fotovoltaicos e capacidade de fornecer aproximadamente 168 MWp.

Fontes: Governo Federal, Governo de Minas Gerais e Portal Solar.